O Programa PIPE – FAPESP tem por objetivo apoiar, com a concessão de recursos não reembolsáveis, a execução de pesquisa científica e tecnológica inovativa em pequenas empresas.
Nesse sentido, o Programa PIPE – FAPESP apoia a pesquisa em ciência e tecnologia como instrumento para promover a inovação tecnológica, promover o desenvolvimento empresarial e aumentar a competitividade das pequenas empresas.
Além disso, cria condições para incrementar a contribuição da pesquisa para o desenvolvimento econômico e social nas instituições.
Induz o aumento do investimento privado em pesquisa tecnológica e possibilita que pequenas empresas se associem a pesquisadores do ambiente acadêmico em projetos de pesquisa visando à inovação tecnológica.
O Programa PIPE – FAPESP além de contribuir para a formação e o desenvolvimento de núcleos de desenvolvimento tecnológico nas pequenas empresas e para a colocação de pesquisadores no mercado de trabalho empresarial, possui fases específicas para as diferentes características da empresa no momento, qual seja:
a) Fase 1: Análise de Viabilidade Técnico-Científica da proposta de pesquisa para inovação;
b) Fase 2: Desenvolvimento da Proposta de Pesquisa para inovação;
c) PIPE Invest: Aceleração da chegada ao mercado de Projetos apoiados nas Fase 1 e/ou 2, quando houver terceira parte interessada, em situações de investimento privado simultâneo;
d) Fase 3: desenvolvimento comercial e industrial dos produtos, processos, sistemas e/ou serviços inovadores obtidos a partir de pesquisas anteriores realizadas pela pequena empresa sem o apoio da FAPESP ou a partir de pesquisa apoiada no âmbito do PIPE.
Confira no vídeo, a explicação a respeito de cada fase.